Capela N. Sra. da Glória – Campo D’Una

     A denominação Campo D Una faz referência ao fato da localidade ter sido um vasto campo de areia preta, ou seja, um campo de dunas. 

     Segundo depoimentos tem-se notícias de três primeiros moradores da comunidade: um casal de nome Amaro e Joana, que viviam onde atualmente encontra-se a Igreja Católica e um senhor, fabricante de tijolos, conhecido como João Oleiro. 

     Campo D Una é uma localidade em grande fase de desenvolvimento que, aos poucos, assistiu suas atividades agrícolas, pecuárias e de pesca serem substituídas pelo comércio e pelo turismo. Atualmente recebe com freqüência novos moradores vindos de outras localidades. 

     É nesse contexto que está inserida a Igreja de Nossa Senhora da Glória. 

     Segundo dados históricos, as atividades religiosas da comunidade tiveram inicio  na Escola Reunida Maria Corrêa Saad, localizada no mesmo endereço e sendo atendida pelo Pe. Eugênio Kinseski, padre de Paulo Lopes, município vizinho. 

     Em certa ocasião, na década de 70, em uma Missa de Crisma, Dom Afonso Nieuhes, tendo em vista o grande número de fiéis presentes, motivou a comunidade para a construção da Capela. 

     Motivada, a comunidade se encontra numa reunião coordenada pelo Pe. Ademar de Feveri para planejar as atividades que culminariam na construção da Capela. Esta reunião aconteceu no dia 15 de Agosto de 1975. Tendo em vista esta data, foi escolhida a Padroeira da comunidade Nossa Senhora da Glória. 

     A comunidade recebe a doação do terreno feita pelo Senhor Manoel Balbino e os trabalhos tem inicio, contando com a participação de vários moradores, muitos dos quais ainda vivos. 

         No segundo domingo do mês de maio, do ano de 1976, foi instalada a Pedra fundamental da Capela Nossa Senhora da Glória. Devido ao empenho dos moradores da época, o espaço físico foi construído de forma rápida. 

     Ao longo de três décadas com a dedicação das lideranças, muitas melhorias foram sendo realizadas até contar-se com o espaço atual. Além disso, a comunidade apresenta-se organizada, com a participação de diversas Pastorais e Movimentos que fazem a Igreja viva. 


Conselho Pastoral da Comunidade

Coordenador: Bernadete Ferreira de Campos

Vice Coordenador: Jackson Sena da Silveira

Secretário: Valter Martins Ricardo

Adm Econômico: Marcia August Marcelino

Demais coordenadores de pastorais e movimentos da comunidade.


Atividades Litúrgicas e Pastorais:

Domingo, 19:30 horas – Missa ou Celebração da Palavra

* Durante horário de verão a Missa ou Celebração da Palavra passa para às 20:30 horas.


.::LINKS ÚTEIS::.

Menu