CONSELHO DE PASTORAL

     Enquanto Corpo Místico de Cristo, a Igreja é lugar da fraternidade e da Colegialidade. Essa fraternidade que se cria é também espaço de participação, é colegiado, é expressão da atividade de um corpo cuja cabeça é Cristo (Cf. 1Cor 12,12-13)

     A Igreja na sua sabedoria inspirada por Deus, entendeu o conteúdo dessa expressão bíblica “CORPO” e no Concílio Vaticano II, em 1964, no Decreto Christus Domino, 27 exclamou: “é altamente desejável que se estabeleça em cada diocese um conselho de pastoral, presidido pelo Bispo diocesano e do qual façam parte clérigos, religiosos e leigos bem escolhidos. Terá como missão investigar e ponderar tudo o que diz respeito às atividades pastorais e formular conclusões práticas”.

     O Código de Direito Canônico, a respeito do Conselho de Pastoral apenas torna lei o modelo eclesiológico firmado no Vaticano II, por isso, esse mesmo texto se encontra em forma normativa nos cânones 511/512. No cân 513, apresenta a natureza do conselho de pastoral: ele é consultivo. Ele colabora no pastoreio da diocese, mas não delibera por si mesmo. O próprio nome “conselho” já é sugestivo de que esse grupo de pessoas escolhido pelo Bispo diocesano já porta em si o que é na prática.


O Conselho Pastoral Paroquial

     O Conselho Paroquial de Pastoral – CPP é o organismo representativo de toda a paróquia, constituída por comunidades eclesiais (matriz e “capelas”). É sinal e instrumento de comunhão eclesial, lugar de encontro e de convergência, de diálogo e de irradiação pastoral.

     Para saber mais sobre  o CPP, clique aqui.

     Para ler o estatuto do CPP, clique aqui.


O CPP da Paróquia São Joaquim é formado pelos seguintes membros:

Presidente: Pe. Pedro Schlichting

Coordenador: Gelcinei Paz

Vice Coordenador: Adi da Rosa

Secretário: Juliana Abreu

Adm Econômico: Manuela A. de Abreu

Demais coordenadores de cada ministério, pastoral e movimento que você pode consultar visitando as respectivas páginas, no menu <A PAROQUIA>.


O Conselho Pastoral da Comunidade

     O Conselho de Pastoral da Comunidade – CPC, órgão representativo da comunidade eclesial local, é sinal e instrumento de comunhão, de diálogo, de empenho pastoral, de planejamento, de avaliação, de articulação das forças vivas empenhadas na construção do reino de Deus.

     Para ler o Estatuto do CPC, clique aqui.

  Os membros dos CPCs você pode consultar visitando as respectivas páginas de cada comunidade no menu <A PAROQUIA>.


.::LINKS ÚTEIS::.

Menu